quarta-feira, 11 de agosto de 2010

PROVER - PROGRAMA DE VALORAÇÃO À VIDA

O PROVER é um Programa que visa à valorização da vida em seus diversos aspectos.

Como diz o poeta: “A gente não quer só comida, a gente quer bebida...”

Nosso povo requer uma atenção ainda maior do que vem recebendo. Temos que implementar uma política séria e solidária sobretudo para com os mais pobres deste município.

São Gabriel da Palha vem crescendo substancialmente nestes últimos anos. Nossa população é estimadamente de 30.604 Desses, temos 75% vivendo na cidade e 25% morando no campo. Vale lembrar que muitos residem na zona rural, mas, trabalham na cidade.

O crescimento econômico de São Gabriel da Palha atraiu muitos trabalhadores e trabalhadoras de regiões diversas além de nossa fronteira municipal.

O êxodo rural também contribui para com esse fenômeno de crescimento urbano.

Isso nos trouxe uma pluralidade de pessoas com seus peculiares costumes, que, sem dúvida está proporcionando uma nova imagem do cidadão e cidadã gabrielense.

Contudo, percebemos, infelizmente, que permeando esse novo rosto de São Gabriel, nos deparamos com gravíssimos problemas de ordem pública, que dizem respeito à Saúde, Habitação, Educação e Cultura, Lazer e Esporte, Saneamento, e por que não falarmos de Ética e Valores Morais.

Tal programa é audacioso, pois não pretende ser apenas paliativo, mas, infiltrar nas raízes causadoras das situações de desconforto ou morte de nosso povo mais pobre. Para tanto temos que traçar um plano urgente de:

Apoio e assistência aos desempregados das periferias de São Gabriel;

Apoio e assistência aos jovens que estão vulneráveis à dependência química e à prostituição;

Cuidado para com as famílias que têm crianças e adolescentes perambulando pelas ruas de São Gabriel da Palha, também sujeitas a todo tipo de violência.

Não basta crescer! Temos que crescer juntos. O crescimento econômico só é justificado se atender às necessidades de toda a população sem exceção, sobretudo, daquelas necessidades primordiais da vida. Como nos diz Leonardo Boff:

“O ser humano não é somente um ser da natureza regido unicamente pelo instinto: tendo fome, lança-se sobre uma porção de comida. Ele é, principalmente, um ser de cultura, que o leva a moderar o instinto e a ritualizar o ato de comer, geralmente à mesa, junto com outras pessoas. A passagem do animal ao humano se deu exatamente quando nossos antepassados antropóides começaram a comer juntos com o seu grupo de convivência. Daí nasceu a comensalidade. Ela significa comer e beber juntos, expressão singular de nossa verdadeira humanidade.”

Precisamos então, preparar outros lugares à mesa para que aqueles que ainda, estão fora, possam participar desse banquete bonito que a economia grabrielense prepara. Chega de apenas uns sentarem-se à mesa. Urge em nosso tempo a COMENSALIDADE, em que a ética cobra neste exato momento desta casa.

Muito obrigada!



Nenhum comentário:

Postar um comentário